Aqui está a capa do livro, em inglês, escrito por aqueles alunos cuja história nos foi contada no filme Freedom Writers, realizado por Richard LaGravenese e que passou em Portugal com o nome Páginas de Liberdade.
Quem aparece na fotografia são as pessoas que realmente viveram essa história fantástica, que nos faz acreditar que o mundo pode ser melhor, se nós assim o desejarmos e se lutarmos por isso com convicção.
O filme foi visto na disciplina de Estudo Acompanhado e os alunos gostaram! Deixo aqui um apanhado dos comentários dos alunos do 7º C. Com a permissão dos autores, compus um texto com frases "pescadas" nos comentários de muitos alunos. Podemos assim ter uma ideia de como a turma sentiu e interpretou o filme:
Na minha opinião, este filme é muito puro porque é verídico e ensina-nos diferentes aspectos da nossa vida.
O filme fala sobre a Eva e a sua professora, sobre o dilema de Eva, a violência que se vivia frequentemente e o modo como a professora conseguiu cativar os alunos e como eles se conseguiram libertar pela escrita.
A professora deu um diário a cada aluno para eles escreverem a sua vida e o que os angustiava.
Gostei da professora G. porque ela mudou a vida daqueles alunos e olhou para todos da mesma maneira; há pessoas que discriminam pela cor, mas ela não. A professora confiava nela própria, nunca desistiu. Ensinava aos alunos que a vida podia ser diferente, mas tinham que ser eles a mudar.
A professora conseguiu remodelar a turma de pernas para o ar.
Os pontos que mais me tocaram e que eu acho que actualmente se integram mais no nosso dia-a-dia, no mundo, são a discriminação e a violência. Todos somos diferentes, ninguém é igual a ninguém e e temos de nos aceitar tal como somos.
O que mais admirei é que os alunos só se davam com os da sua raça, mas depois conseguiram entender-se.
O filme tocou-me no coração. Este filme pode mudar uma pessoa.
Alunos citados : Diogo, Catarina, Rodrigo,António, Fábio, Rui Pedro, Vera, David
Hmmm... fiquei com vontade de ver o filme!
ResponderEliminar